sexta-feira, 26 de abril de 2013

«Grupo ocupa antigo edifício do Ministério da Educação» - Artigo JN - 26 Abril

«Todas ao Ministério" é o repto lançado por um grupo de ativistas que ontem, dia 25 de Abril, ocuparam o Palácio Silva Amado, um edifício que durante o Estado Novo albergou o Ministério da Educação e que se encontra devoluto há vários anos.
Ainda que a ocupação tenha ocorrido durante as comemorações do 25 de abril, cerca de 20 pessoas já tinham invadido o imóvel, localizado no Campo Mártires da Pátria, dois dias antes, tendo arregaçado as mangas para limpar o amontoado de detritos que nos últimos anos se acumulou no edifício datado do séc. XVIII. O grupo prossegue com o trabalho de limpeza para transformar o espaço num local de cultura e debates cívicos.
Ao JN, alguns elementos do grupo garantiram que este é um movimento cívico heterogéneo, que com esta ocupação pretende lançar um alerta para o número de casas devolutas na cidade. Combater a especulação imobiliária e lutar por uma cidade com pessoas são alguns dos objetivos destes ativistas.

 
"É por demais óbvio o fosso que separa a proteção concedida aos grandes proprietários e investidores imobiliários, os principais responsáveis pelos milhares de casas abandonadas na cidade de Lisboa, e quem se vê confrontado com o aumento do valor de empréstimos e rendas", pode ler-se no manifesto do grupo.
Até ao dia 1 de maio, estão previstas várias atividades de caráter cívico, como workshops de "subvertising" (publicidade e subversão) e debates sobre a cidade, política e movimentos sociais.
Ao início da tarde desta sexta-feira, a PSP foi ao local e procedeu à identificação dos ocupantes, mas na ausência de queixa por parte dos proprietários do imóvel não procedeu ao despejo.
As atividades no Palácio começam esta sexta-feira, com o debate "Abril e Abrileiros".
O Palácio Silva Amado é propriedade de um particular e desde 2008 que tem licenciamento para ser transformado num condomínio privado com 32 habitações.»


Fonte:
http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Lisboa&Option=Interior&content_id=3187604&page=-1

Sem comentários:

Enviar um comentário